Eu já vi muitos dizerem que a palavra Shekinah não existe na bíblia e portanto ela é uma heresia, mas o que essas pessoas não sabem é que está palavra aparece no Talmud judaico e na Cabala, ela faz parte da tradição judaica, dizer que é errado utilizar esta palavra no mínimo é muita ignorância. Infelizmente nós estudamos a patristica, os gregos, a escolástica, os reformadores, os puritanos e negligênciamos o povo hebreu e a sua tradição judaica. A palavra Shekhinah vem do verbo hebraico שכן (ShKhN). Shekinah de fato não aparece na bíblia, o que aparece é a sua raiz na forma verbal. Shekhinah em sua etmologia significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia. A palavra Shekhinah só aparece na Cabala hebraica, mas o verbal Shakhan é usado na Bíblia hebraica diversas vezes (Êxodo 40:35: "Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo"). Veja a passagem de Êxodo 40:35 no original, note que aparece o verbo שכן (ShKhN), que é a raiz da palavra Shekhinah.
שמות 40:35: "וְלֹא ־ יָכֹל מֹשֶׁה לָבוֹא אֶל ־ אֹהֶל מוֹעֵד
כִּֽי ־(ShKhn) שָׁכַן עָלָיו
הֶעָנָן וּכְבוֹד יְהוָה מָלֵא אֶת ־ הַמִּשְׁכָּֽן ׃"
Além do exemplo de Êxodo 40:35, onde nos podemos encontrar a raiz da palavra Shekhinah, eu vou utilizar o Salmos 37:3, onde nós também podemos encontrar o verbo שכן (ShKhN), que é a raiz da palavra Shekhinah em Hebraico.
תהל' 37:3: "בְּטַח בַּֽיהוָה וַעֲשֵׂה ־ טוֹב (ShKhn) שְׁכָן ־ אֶרֶץ וּרְעֵה אֱמוּנָֽה ׃"
E por último eu citarei Gênesis 9:27 onde aparece mais uma vez o verbo שכן (ShKhN), que é a raiz da palavra Shekhinah.
ברא' 9:27: "יַפְתְּ אֱלֹהִים לְיֶפֶת (ShKhN) שכן בְּאָֽהֳלֵי ־ שֵׁם וִיהִי כְנַעַן עֶבֶד לָֽמוֹ ׃"
A palavra Shekinah não aparece na bíblia mas pode ser utilizada sem problema algum, pois a sua raiz se encontra em diversas passagens da bíblia hebraica como em, Gênesis 9:27, Gênesis 14:13, Salmos 37:3, Jeremias 33:16, bem como na bênção semanal do Shabat, recitada no Templo de Jerusalém ("Ele, que faz com que o seu nome habite [shochan] nesta Casa, para habitar no meio de vocês o amor e fraternidade, paz e amizade"). Os rabinos judeus cunhou está expressão como sendo a manifestação visível da presença de Deus, que não era vista apenas pelos israelitas, mas também pelos egípcios: "Durante a última vigília da noite, o Senhor olhou para baixo da coluna de fogo e nuvem no exército egípcio e lançou-a confusão. Ele fez as rodas de seus carros sair para que eles tinham dificuldade de dirigir. E os egípcios disseram: 'Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito "( Êxodo 14: 24-25 ). Apenas a presença da glória, a "Shekinah de Deus", foi suficiente para convencer os seus inimigos a fugir.
No Novo Testamento, Jesus Cristo é a habitação da glória de Deus a morada da Shekinah. Colossenses 2: 9 nos diz que "em Cristo toda a plenitude da Divindade vive em forma corpórea", fazendo com que Jesus a exclamar a Filipe dissesse: "quem vê a mim vê a o Pai" (João 14: 9). Em Cristo, vemos a manifestação visível de Deus mesmo na segunda pessoa da Trindade, Jesus é a presença de Deus na terra. Assim como antigamente a presença divina habitava em uma tenda relativamente simples chamada de "tabernáculo", que surgiu antes do Templo de Jerusalém ser construído, de igual modo a presença habitou em um homem relativamente simples chamado Jesus. "Ele não tinha beleza nem formosura para atrair-nos a ele, não tinha nada em sua aparência para que o desejássemos" (Isaías 53: 2). Mas quando chegarmos ao céu, vamos ver tanto o Filho como o Pai e o Espírito em toda a sua glória, e contemplaremos então a sua Shekinah, a glória do Eterno em toda a sua plenitude (1 João 3: 2).
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