"Uma defesa a doutrina bíblica da PREDESTINAÇÃO" por Vitor Bruno




Algumas pessoas desprezaram doutrinas que outrora os protestantes do passado defendiam com muito ímpeto e amor, a doutrina da predestinação infelizmente é uma das que mais são desprezadas em nossos dias, é muita ignorância quando alguém afirma que a doutrina da predestinação é heresia, você pode até não gostar dela mas nunca poderá arranca-la da Bíblia, como já nos dizia Spurgeon:

"Você pode ser capaz de discordar da palavra 'predestinação' mas você nunca pode removê-la da Bíblia." [1]

O ato de Deus predestinar os eleitos para a salvação enquanto outros são condenados ao inferno não torna Deus mal, muito pelo contrário. A doutrina da predestinação glorifica Deus, como o próprio Jacó Armínio nos explica:

"O objetivo da predestinação é o louvor da graça gloriosa de Deus, pois, uma vez que a graça, ou o amor gratuito de Deus, em Cristo, é a causa da predestinação dos eleitos, é justo que, para mesma graça, seja concedida toda a glória do ato da predestinação." [2]
Normalmente as pessoas que se opõem a doutrina bíblica da predestinação, nem se deram o trabalho de ler e estudar sobre esta doutrina e já saem dizendo que a mesma não é bíblica. A maior ignorância do mundo é quando alguém diz que algo é falso, sem antes investigar a veracidade do mesmo. Como bem pontuou São Tomás de Aquino, quando disse:
"O idiota toma por falso o que ele não pode comprender"

Nós devemos apenas reconhecer que Deus é soberano e faz todas as coisas segundo o conselho de sua vontade (Efésios 1:11), nenhum dos seus planos pode ser impedidos (Jo 42:2) operando Deus ninguém pode impedir (Isaías 43:13). Não é o homem quem dirige os seus passos (Jeremias 10:23) é Deus que dirige os passos dos homens (Provérbios 16:1), Ele inclina o coração do homem para onde ele quer (Provérbios 21:1) pois é Deus quem opera em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade (Filipenses 2:13) Deus tem misericórdia de quem ele quiser ter misericórdia (Romanos 9:18) Ele é o oleiro e tem todo o poder sobre o barro (Romanos 9:20-21), para da mesma massa fazer vasos de ira preparados para a perdição (Romanos 9:22), e de igual modo para fazer vasos de misericórdia os quais ele preparou de antemão para a sua glória (Romanos 9:23), quanto a nós devemos apenas nos recolher em nossa insignificância e reconhecer o senhorio de Deus. Se aprouve a Deus desde a eternidade predestinar os eleitos para a salvação (Romanos 8:29-30 e Efésios 1:5) nós devemos apenas glorifica-lo, pois este é um ato de amor e misericórdia de um Deus soberano. 

Quando houve está divergência na reforma protestante Lutero combateu firmemente Erasmo de Roterdan, que advogava a causa do livre-arbítrio e negava a doutrina bíblica da predestinação. Para Lutero o seu opositor negava a Cristo como ele mesmo diz em suas palavras:

“Como eu gostaria que os meus opositores percebessem que quando advogam a causa do 'livre-arbítrio', estão negando a Cristo. Se podemos obter graça divina mediante o nosso 'livre-arbítrio', então não temos necessidade de Cristo. E, se temos a Cristo, não precisamos do 'livre-arbítrio'.” [3]

Lutero foi perseguido mas recusou-se a submeter Deus ao tribunal da justiça humana como se a “Majestade, que é o criador de todas as coisas, tivesse de curvar-se a uma das escórias de sua criação”. “Deixem Deus ser bom”, clamava Erasmo, o humanista. “Deixem Deus ser Deus”, replicava Lutero, em defesa da doutrina bíblica da predestinação.

Por Vitor Bruno


[1] Charles Haddon Spurgeon Sermons, vol. 6. Sermon 324 "Efects Of Sound Doctrine". 
[2] Jacobus Armínius, Works 1:248. 
[3] Nascidos Escravos por Martinho Lutero, p. 35. Publicado e traduzido pela editora Fiel e preparado por Clifford Pond, 2004, SP. Título original: "Borns Slaves - Martin Luther". 

Sobre - Unknown

Unknown
Recomendamos × +

11 comentários:

  1. Mano, Não creio que a Predestinação absoluta honraria Deus, como Ele seria honrado predestinando tudo isso? Por que Ele gostaria de ser glorificado no mal? Para que Deus predestinaria Lucífer a ser Satanás? Que glória é essa que Deus tem em ver mulhres sendo estrupadas, homens mantando homens e pessoas indo ao Inferno? Creio que a Predestinação ensinada na moldura de Wesley, honra mais o Senhor que a ensinada na moldura de Calvino. Mas vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  2. Cara, você não explicou a predestinação. Então se Deus me predestinou ao inferno, de nada adiantaria eu tentar me salvar? Quê Deus é esse que me criaria para me perder? TODOS somos predestinados à salvação, porém muitos não a querem.

    ResponderExcluir









CURTA NOSSA PÁGINA!