"Fanatismo Teológico" por Vitor Bruno


Defender a visão teológica mais correta não é sinônimo de que você ama a mesma, o ódio pelo sincretismo religioso e pragmatismo não é sinônimo de que você ama o verdadeiro evangelho; Estudar teologia e resolver os dilemas soteriológico ou as incógnitas da teodiceia não é sinônimo de que você ama o Deus que teoricamente você defende com tanto ímpeto. Jesus nos deixou uma excelente lição quando nos disse "Quem ama a Deus guarda os seus mandamentos", existem muitos hipercalvinistas assim como existem muitos hiperarminianos que sabem tudo sobre teologia, mas tropeçam e negligência o segundo maior mandamento "amarás o teu próximo como a ti mesmo" um arminiano e um calvinista não só podem como devem ter comunhão entre si, pois ambos estão em Cristo no sentido de forma o Seu corpo a Sua igreja e os membros deste corpo (Igreja) do qual Jesus é o cabeça devem se amar e ter uma mútua comunhão entre si, a história da Igreja é a prova cabal de que um Calvinista e Arminiano podem perfeitamente ter comunhão entre si mesmo com posições soteriologicas totalmente distintas.

Eu não vejo Jacobus Arminius atacando João Calvino o que eu vejo é Arminius dizendo: "Calvino é incomparável como intérprete das escrituras"(1), eu não vejo Charles Spurgeon atacando D. L. Moody eu vejo Spurgeon dizendo: "Não obstante, longe de mim sequer imaginar que entre os muros de Sião haja somente cristãos calvinistas ou que, aqueles que não compartilham das nossas idéias não serão salvos... se tivéssemos que acrescentar dois apóstolos aos doze, creio que não existiriam dois homens mais capazes do que George Whitefield e João Wesley. O caráter de João Wesley permanece acima de qualquer suspeita em relação ao seu zelo, santidade, auto-sacrifício e comunhão com Deus; ele viveu muito acima do nível de vida dos cristãos comuns e foi um dos quais o mundo não era digno"(2), eu não vejo George Whitefield atacando John Wesley o que eu vejo é Whitefield dizendo: "Temo não ver John Wesley no céu, ele estará tão perto do trono eterno, e nos tão distantes, que quase não veremos ele"(3), eu não vejo John Wesley atacando George Whitefield o que eu vejo é John Wesley dizendo: "quando eu chegar ao céu, George Whitefield estará tão perto do trono que um pobre pecador como eu nunca conseguirá obter um vislumbre dele"(4).

Davi o homem segundo o coração de Deus nos fala sobre o valor dessa comunhão entre os irmãos: "É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião" quem ama Deus segue os seus mandamentos o que inclui o segundo maior deles, o apóstolo que Jesus amava (João) deixou isto claro em sua epístola quando disse: "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor... Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor... Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" Note que evidencia de ser realmente nascido de Deus está atrelada ao cumprimento do segundo maior mandamento, quem é nascido de Deus ama a seu irmão independente de qual seja sua soteriologia.

Não permita que sua soteriologia faça com que você negligêncie sua doxologia, a saber a comunhão entre os irmãos calvinistas/arminianos. O apóstolo Paulo enaltece o amor como sendo a maior expressão de Deus em nossas vidas, Paulo diz: "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria". Se você se considera um verdadeiro cristão e negligência tudo isso por causa de diferenças teológicas regresse as escrituras, arrependa-se e seja cumpridor do segundo maior mandamento de Deus.

[1] Carta de Jacobus Arminius escrita a Sebastian Egbertsz, publicada em P. van Limborch e C. Hartsoeker, Praestantium ac Eruditorum Virorum Epistolae Ecclesiasticae et Theologicae (Amsterdam, 1704), nº 101).

[2] Excerto do sermão (Nº 52), livre-arbítrio um escravo. Pregado na Manhã de Domingo 02 de Dezembro de 1855 pelo reverendo
Charles Haddon Spurgeon na Capela de New Park Street, Southwark– Inglaterra

[3] Citado em "John Wesley - O verdadeiro avivamento" por Paul David Culi

[4] Grandes Sermões do Mundo, editado por Clarence E. MacArtney. Reimpresso em 2015 pela CPAD, p 155.

por Vitor Bruno

Sobre - Unknown

Unknown
Recomendamos × +

1 comentários:









CURTA NOSSA PÁGINA!